quarta-feira, 25 de julho de 2012

O que é endogamia?


    É todo sistema de acasalamento que promove o aumento e homozigose nas descendências, como por exemplo, no cruzamento entre parentes.  Outra definição é que o termo endogamia refere-se ao cruzamento ou acasalamento de indivíduos com certo grau de parentesco e aplica-se tanto a plantas como a animais.

      Tipos de endogamia: 
natural – plantas autógamas; 
artificial – não intencional (populações alógamas reproduzidas com pouco número de sementes, ou seja, populações pequenas, obrigando o acasalamento entre parentes);
intencional – deseja-se forçar o aumento de homozigose nas descendências, por exemplo na formação de raças em animais ou em linhagensendogâmicas em plantas.

      Coeficiente de endogamia (F) – probabilidade de dois alelos, em um único loco, tomados ao acaso de uma população, serem idênticos por acendência.

      Sistemas regulares de endogamia

Autofecundação (S) – as autofecundações sucessivas são o método mais rápido para atingir endogamia máxima. Em programas de híbridos de linhagens, a obtenção de linhagens puras é por meio de fecundações sucessivas.

Irmãos germanos (IG) – consiste em cruzar plantas aos pares (mostrar transparência), de tal modo que as descendências tem os dois pais em comum.

Meios irmãos (MI) – obtida coletando-se sementes de planta mãe fertilizada de pólen de outras plantas da população. Deste modo, as progênies tem a mãe em comum e os pais são diferentes.
      Endogamia: S > IG > MI

      Conseqüências da endogamia:
Ø       Aumento da homozigose nas descendências oriundas de cruzamentos endogâmicos.
Ø       Depressão endogâmica: perda de vigor na descendência ocasionado pelo aparecimento de genes detrimentais e letais em condição homozigota nas descendências (caráter com algum nível de dominância).
Ø       Importância para o melhoramento: quando na sua máxima expressão (F=1) a endogamia confere a um genótipo a capacidade de fixação genética. Em outras palavras, a descendência é idêntica à planta mãe.
Ø       A endogamia permite expor nas progênies resultantes os genes detrimentais ou letais escondidos na condição heterozigota. Desse modo pode-se fazer seleção contra eles.
Ø       A endogamia incrementa a variância genética aditiva e a herdabilidade.
Ø       A tolerância à endogamia varia de espécie para espécie (alógamas). Em alfafa, autrotetraplóide, e cenoura os efeitos são mais prejudiciais, seguindo-se de milho, diplóide. Por outro lado, a cebola, o girassol, as curcubitáceas, e outras, são menos sensíveis.


6 comentários:

  1. Ola Iza, sou estudante de Agronomia, fale mais sobre híbridos simples (HS) e híbridos duplos(HD)...
    O tema é bastante interessante.

    ResponderExcluir
  2. O QUE E A PERDA DO VIGOR CITE EXEMPLOS PARA QUE FIQUE MAIS CLARO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. em geral, as espécies sofrem redução da altura e do tamanho de espiga, e atraso no ciclo.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Panico na floresta fala muito sobre isso achei legal nao conhecia agora vejo filme com outros olhos

    ResponderExcluir