quarta-feira, 25 de julho de 2012

Hipotireoidismo Congênito

Tireoide
   A tireoide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte anterior do pescoço. Ela é responsável pela produção de 2 hormônios (os chamados T3 e T4), que são essenciais à vida. De uma forma geral, tanto o T3 como o T4 atuam regulando a velocidade de funcionamento de vários outros órgãos, incluindo o cérebro e o coração.

Hipotireoidismo congênito
   Hipotireoidismo congênito ocorre quando a glândula tireoide do recém-nascido (RN) não é capaz de produzir quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, o T3 e o T4, resultando numa redução generalizada (lentificação) dos processos metabólicos.
   O hipotireoidismo congênito pode se manifestar no recém-nascido de diversas maneiras. As principais formas de apresentação são:
. Persistência de icterícia (“olhos amarelados”)
. Choro rouco
. Constipação intestinal (“intestino preso”)
. Sonolência
. Problemas relacionados à alimentação
. Hérnia umbilical
. Atraso importante na formação óssea
   O hipotireoidismo congênito é diagnosticado pelo Teste de
Triagem Neonatal, também conhecido como TESTE DO PEZINHO.

Tratamento:
   O tratamento do hipotireoidismo congênito é simples e é realizado com a reposição dos hormônios da tireoide. Esta reposição é feita por via oral e o tratamento, se realizado
corretamente, é altamente efetivo e controla todos os sintomas da doença.
   IMPORTANTE: O TRATAMENTO DO HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO DEVE SER REALIZADO PRECOCEMENTE E ININTERRUPTAMENTE para que o sucesso terapêutico possa ser obtido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário